Como CRIAR UM SITE DO ZERO – Sem Ser Programador!
Você sabia que atualmente no mercado existem muitos recursos que podem te ajudar na criação de um site para o seu negócio? Criar um Site.
Pois é, e a grande vantagem destes recursos é que eles não exigem que você possua conhecimento em linguagens de programação para utiliza-los. Além disso, as Plataformas responsáveis pela criação destes recursos ainda contam com suporte online gratuito. E isso faz com que a necessidade de você contratar alguém especificamente para criar o site e colocá-lo no ar seja reduzida.
Então se a sua intenção é criar um site para o seu negócio e você não tem a mínima ideia por onde começar. Eu vou te dar uma ótima notícia! A única coisa que você precisa fazer agora é seguir cada etapa que eu te ensino neste Post! E pronto! Você estará apto a criar um site do zero!
Vamos lá?
6 Etapas para criar o seu site do zero.
1 – Crie um nome para o seu Site.
A primeira coisa que você precisa fazer é criar um nome para o seu Site. A importância de escolher um bom nome esta diretamente relacionada com o marketing do seu negócio. Por isso dê preferência na escolha de um nome funcional, curto, fácil de escrever e de memorizar.
Então agora vamos imaginar que você esteja criando um site para a sua empresa, neste caso o mais indicado é que você utilize a razão social da sua empresa para o nome do seu site. Parece óbvio, não é mesmo? E realmente é!
Por isso dê prioridade na escolha da razão social para o nome do seu site, se no seu caso o nome fantasia ó o mais conhecido pelo público, dê prioridade na escolha do nome fantasia! Porque isso facilita que o seu público lhe encontre nos mecanismos de busca e lhe ajuda a fortalecer na memória deste público, o nome da sua empresa o que ajuda nas estratégias de marketing.
Agora, se você esta criando um negócio e um site do zero. O ideal é que você escolha um nome que remeta a atividade principal que você terá no seu negócio, ou que esteja relacionada a ela. E lembre-se de evitar nomes parecidos com os que existem no mercado do seu Nicho.
Então neste momento é imprescindível que você abuse da criatividade para criar o nome ideal para o seu site. Por isso dê prioridade a criação de nomes que se destaquem aos olhos do seu público-alvo e dê preferência aos que contenham palavras-chaves do seu Nicho. Porque isso lhe ajudará a melhorar o ranqueamento nos sites de busca.
💡Super Dica: Você deve evitar para o seu site Nomes que:
- Sejam longos e utilizem til, hífen e cedilha;
- Estejam registrados ou sendo utilizados por outras empresas.
- Utilizem palavras de língua estrangeira ou que contenham abreviações;
2 – Escolha um domínio.
Logo após você escolher o nome para o seu site, certifique-se que ninguém esteja utilizando o mesmo nome em um domínio. Para você fazer isso, basta você acessar uma Plataforma de Registro e Comercialização de Domínios e consultar se o nome que você escolheu para o seu site está ou não disponível.
Vamos fazer juntos para eu te mostrar o quanto isso é fácil e rápido. Basta você seguir o passo a passo!
- Acesse a Plataforma da HostGator.
- Acesse aqui 👉🏽 a página de Consulta e Registro de Domínio.
- Preencha a barra de consulta para descobrir se o nome que você escolheu para o seu site possui o domínio disponível. Conforme indicado na imagem abaixo!
- Ao lado da barra de consulta selecione a categoria de domínio que você deseja utilizar no seu site, e clique no botão “Pesquisar”.
Após isso, logo abaixo da barra de pesquisa será informando se o domínio que você escolheu para o seu site está ou não disponível. Caso o domínio não esteja disponível, a HostGator listará as opções de categorias disponíveis para utilização com aquele domínio.
Entretanto fique atento antes de escolher a categoria do seu domínio, porque cada categoria representa um contexto específico e este contexto deverá corresponder à atividade do seu site.
Alguns exemplos de categorias e sua utilização são: “.app.br” é indicada para aplicativos, a “.eng.br” é indicada para Engenheiros e a “.ind.br” é indicada para indústrias.
💡Super Dica: Dê preferência as categorias de domínio mais conhecidas pelo público, como:
- .com.br
- .com
- .net
- .net.br
- .org
- .info
- .me
3 – Escolha uma Hospedagem.
Durante a criação do seu site será preciso que você escolha um provedor de hospedagem, caso você não saiba o que é o serviço de hospedagem eu vou te explicar. Um provedor de hospedagem para o seu site é como o aluguel de um espaço dentro de um servidor. E este servidor por sua vez, será o responsável por manter o seu site no ar e funcionando, protegido de ataques maliciosos. E além disso ele também será o responsável por transferir todo o seu conteúdo de texto, imagens e arquivos do servidor até o navegador do visitante do seu site na Internet.
Ou seja, você depende de um provedor de hospedagem para assegurar que que o conteúdo do seu site esteja em um lugar seguro e que ele se mantenha acessível 24 horas por dia!
Justamente por isso não pense duas vezes antes de contratar um bom serviço de hospedagem.
💡Super Dica: Contrate um pacote de hospedagem que inclua o registro de domínio.
4 – Escolha uma Plataforma – CMS.
A Plataforma de CMS – Content Management System ou em português Sistema de Gestão de Conteúdos. Representa um conjunto de ferramentas com funcionalidades que lhe ajudam no processo de criação, organização e publicação de conteúdos no seu site. E o melhor de tudo, sem a necessidade de você possuir conhecimento em linguagem de programação.
Alem disso, eu tenho uma ótima notícia para te dar. Você sabia que o melhor e o mais utilizado Sistema de Gestão de Conteúdos do mundo é gratuito? Sim, o nome dele é WordPress! E atualmente ele é utilizado por 60 milhões de usuários da Internet no mundo, ou seja, ele atende a uma fatia de 38% do mercado mundial de CMS. Isso é muita coisa, não é mesmo?
E justamente devido a sua popularidade e o grande número de usuários, o WordPress desenvolveu recursos poderosos que melhoram a experiência de quem o utiliza. Entre eles estão:
- Designs personalizáveis;
- Pronto para SEO – otimização nos mecanismos de buscas;
- Sites responsivos;
- Alto desempenho;
- Mobilidade no gerenciamento;
- Alta segurança;
- Ferramentas de gerenciamento de mídias;
- Uso Intuitivo e acessível;
- Disposição de mais de 55 mil plugins para o seu site.
Para você instalar o WordPress basta você acessar o link disponível aqui. 👈🏽
Pensando em te ajudar a conseguir visualizar o quanto WordPress é fácil de utilizar, eu coloquei a imagem do painel de edição do meu site, aqui abaixo!
5 – Escolha um Template para o seu Site.
Após você instalar o WordPress você deverá escolher um Template ou em português Tema para o seu site. É através do Template que você personalizará a aparência de cores, fontes e fundo do seu site. E também o o layout dos menus, widgets, textos, vídeos e as imagens que serão apresentados para os seus leitores ou clientes.
Por isso a partir do momento que você instala o WordPress você terá acesso a milhares de Templates pagos e gratuitos disponibilizados pela comunidade de parceiros do WordPress. E para você ter acesso, basta clicar no ícone Aparência, dentro do Painel WordPress do seu site, e selecionar a opção Tema. Conforme eu demonstro na imagem abaixo.
Após você selecionar a opção tema, você será encaminhado a uma página com diversas opções de Templates para você utilizar. Aí é só escolher a opção de Template que mais se encaixa na proposta de seu site e clicar em adicionar.
Mas antes de escolher o Template ideal para o seu site lembre-se que na internet a aparência é fundamental e o Template será a cara do seu Negócio e o verdadeiro responsável por atrair o público e mante-lo conectado ao seu site.
Por isso se você quer sair na frente da maioria das pessoas e se destacar na Internet, de preferência em investir em um Template que lhe ajude a melhorar a experiência do seu público-alvo e a transformar os seus acessos em conversões.
6 – Crie conteúdo de valor.
O conteúdo é tudo que você pública no seu site, imagens, informações, produtos, artigos e etc. e justamente por isso ele é o carro chefe do seu site e o grande responsável por fidelizar e engajar o público. Por isso se dedique a tornar os conteúdos do seu site além de atrativos, inteligentes e enriquecedores ao seu público.
Uma das melhores formas para fazer com que o seu conteúdo agregue valor é se colocar no lugar do seu público-alvo, e se aprofundar em conhecer quais as dores e desejos que a Persona dele possui.
Só a partir deste conhecimento que você conseguirá ajustar o seu conteúdo de forma que ele dialogue com a sua Persona e se torne mais atrativo, direcionado e útil ao seu público. E conteúdo ajustado, é conteúdo único, irresistível, e que gera alto percentual de engajamento, conversão e fidelização.
Pronto, a criação do seu site esta concluída!
Bom, se você chegou até aqui quer dizer que você já sabe tudo o que você precisa fazer para criar o seu site do zero. Viu como é fácil?
Então coloque hoje em prática cada uma destas etapas e depois comenta aqui embaixo se você ficou com dúvidas!
Abraços e nos vemos no próximo Post!
😉
0 Comentários