Descubra o que o Público-Alvo, o Avatar e a Persona têm a ver com o sucesso do seu Negócio.
Quando iniciamos nossa jornada como empreendedores nós esperamos que o nosso público-alvo se engaje com a marca que nós criamos e comprem os produtos ou serviços que vendemos. Porque é isso que justifica nossa ideia de Negócio, não é mesmo?
Entretanto, será que esse fluxo de demanda versos oferta ocorre de forma tão simples e natural ou existem fatores importantes relacionados a Público-Alvo, Avatar e Persona que definem quem terá sucesso com as vendas ou não?
Bom, é exatamente para responder essa pergunta que eu te convido a continuar a leitura deste Post. Porque aqui eu vou te explicar o que é Público-Alvo, Avatar e Persona e porque eles são os grandes responsáveis por você ter sucesso no seu Negócio.
Então vamos lá?
O que é Público-Alvo, Avatar e Persona?
O Público-Alvo é a representação de um segmento da sociedade com características em comum, que você identifica como possível consumidor do seu produto ou serviço. Para criação de Público-Alvo considera-se dados sociodemográficos e geográficos, como:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Classe social;
- Nível de Educação;
- Profissão;
- Localidade onde vive;
- Nacionalidade.
Um exemplo de Público-Alvo seria:
Já, o Avatar é a representação do seu Público-Alvo considerando além de características sociodemográficas e geográficas, também informações psicográficas e comportamentais, como:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Classe social;
- Nível de Educação;
- Profissão;
- Localidade onde vive;
- Nacionalidade;
- Sonhos/Desejos;
- Medos/Dores;
E a Persona, nada mais é do que uma espécie de “Personagem” que fornece características que contam uma história, criada totalmente baseada na análise das características do Avatar, ou seja, a Persona é um retrato perfeito de um cliente ideal resultante de todo o estudo e pesquisa sobre o Avatar. Características da Persona.
- Nome (fictício);
- Rotina do dia a dia;
- Valores Pessoais;
- Características Pessoais;
Como por exemplo:
Então para você entender de forma efetiva e nunca mais esquecer a diferença entre estes três termos do Marketing, eu vou resumir de uma forma geral tudo que eu escrevi aqui acima, nos itens aqui abaixo!
- O Público-Alvo é um grupo de pessoas com características em comum, mas com gostos pessoais e histórias completamente diferentes.
- Enquanto o Avatar é um grupo definido de pessoas, que além de terem características em comum possuem gostos pessoais e histórias semelhantes.
- E por último, a Persona, nada mais é que um retrato criado através das características do Avatar – do cliente perfeito para o seu produto!
Agora ficou claro, não é mesmo?
Já que agora você sabe tudo sobre Público-Alvo e Avatar (Persona) é imprescindível que você entenda a importância de cada um, e é exatamente isso que eu vou te explicar aqui abaixo.
O que o Público-Alvo, o Avatar e a Persona têm a ver com o sucesso do seu Negócio?
O grande poder de você ter um Público-Alvo, Avatar e Persona bem definidos é que a partir do momento que você conhece os sonhos e os desejos ou as dores e os medos que o seu Avatar enfrenta. Você consegue criar um produto e uma comunicação 100% alinhados em solucionar estes sonhos e desejos ou estas dores e medos que ele possui.
E isso faz toda a diferença, porque faz com que este Avatar se sinta representado e ouvido pela marca que você criou, o que potencializa os seus resultados de engajamento e venda e justifica o sucesso do seu Negócio!
Tornando a sua comunicação e estratégia de vendas mais atrativa, direcionada e útil aos seus consumidores. O que por fim faz com que os produtos e serviços ofertados por você sejam únicos, irresistíveis, com alto percentual de engajamento, conversão e fidelização.
Agora ficou fácil de entender a mágica e o porquê do Público-Alvo e o Avatar (Persona) terem tudo a ver com o sucesso do seu negócio, não é mesmo?
Abraços e nos vemos no próximo Post!
😉
Ótimo conteúdo! Bem explicado e de fácil leitura! Vou gastar um tempinho encontrando meu Avatar, obrigado pelas dicas!
De nada Gustavo! Volte sempre!