Nicho: Como escolher e validar – na Prática.

Em qual Nicho atuar? Está é uma dúvida muito comum entre os empreendedores iniciantes. E realmente é uma questão muito importante, porque afinal das contas o Nicho é um dos grandes responsáveis por você ter sucesso no seu negócio ou não.

Sabe porque?

Porque com um Nicho e um Avatar bem definidos, você consegue alinhar a comunicação e o produto da sua empresa para que eles representem e atendam 100% das necessidades do consumidor da sua marca. O que transforma todo o capital, esforço e tempo investidos no seu Negócio em receita para a sua empresa.

Então se você está pensando em abrir um Negócio Online e não sabe muito bem em que área investir, eu te recomento ler este Post!

Porque aqui eu vou te ensinar como escolher e validar o seu Nicho na prática. E vou te mostrar quais são, e como utilizar as melhores ferramentas gratuitas que existem hoje no mercado para te auxiliar a encontrar o seu Nicho.

Mas antes de você aprender como escolher Nicho ideal para o seu Negócio Online eu preciso que você entenda um pouco…

Sobre o Mercado.

A primeira coisa que você precisa saber é que o Nicho é uma parcela do público geral que está dentro de um segmento do Mercado. E o Mercado é segmentado em quatro grupos, que são:

Grande Mercados com potenciais Nichos.

E dentro destes quatro grandes grupos do Mercado existem diversos segmentos, vou te dar alguns exemplos:

  1. Dinheiro: existe os segmentos de investimentos, negócios…etc.
  2. Saúde: existe os segmentos de beleza, emagrecimento…etc.
  3. Relacionamento: existe os segmentos de namoro, sexo… etc.
  4. Estilo de Vida: existem os segmentos de hobbies, pets…etc.

Agora que você entendeu quais são os quatro grandes grupos do Mercado e conhece alguns exemplos de segmentos, eu quero que você saiba a definição de Nicho de Mercado. E isso eu vou te explicar aqui abaixo.

O que é Nicho de Mercado?

Nicho de Mercado é um segmento do público em potencial que possui perfil e interesses semelhantes. Ou seja, Nicho é um grupo de pessoas que necessitam ou buscam por um produto ou serviço que supra ou solucione um “Problema (dor)” ou um “Desejo (prazer)”.

Vou exemplificar para você! Imagine que dentro do mercado de saúde, no segmento de emagrecimento existe um Nicho em potencial que busca emagrecer de forma saudável e sem o uso de medicamentos. Então a grande “dor” deste Nicho seria querer emagrecer e o grande “desejo” seria sem fazer uso de medicamentos.

Então após identificadas a dor e o desejo do Nicho você consegue ajustar toda a comunicação de Marketing do seu negócio para que ela converse com aquele público. E este público passa a se sentir representado porque o seu produto ou serviço resolve as dores e desejos que ele tem. Isso tem um potencial de fidelização enorme e torna a comunicação da sua empresa única e assertiva.

Entendeu o que é Nicho do Mercado e descobriu a importância de ter um Nicho bem definido para o seu negócio?

Então agora vamos para a prática!

Como Escolher o Nicho Ideal – na prática?

Nicho Ideal.
Imagem – Como escolher o melhor Nicho?

Você sabia que existem três áreas importantes que você deve levar em consideração para escolha do Nicho Ideal para o seu Negócio Online?

Sim e estas áreas são como um “filtro” para a escolha do seu Nicho e elas compõem o que eu chamo de Os Três Círculos do Nicho Ideal, como ilustra a imagem abaixo.

Três círculos do Nicho Ideal.
Imagem – Três Círculos do Nicho Ideal

O Nicho que você escolheu deve se encaixar entre estas três áreas, como ilustra a figura acima. Por isso você deve leva-las em consideração durante a escolha do Nicho Ideal. Vou te falar um pouco sobre a importância de cada uma:

  • Demanda e Lucratividade: Pesquise como está a procura do público por palavras e assuntos relacionados aos produtos e serviços relacionados a sua ideia de Nicho. E se existem hoje no mercado pessoas investindo dinheiro para divulgar produtos semelhantes. Priorize esta área ela é a mais importante!
  • Conhecimento ou Habilidade: Você possui conhecimento ou habilidade na área? Se a sua resposta foi sim, ótimo! Se a resposta foi não, tudo bem! Parta do pressuposto que você pode aprender ou contratar pessoas que tenham a habilidade ou o conhecimento necessário do produto ou do serviço.
  • Paixão ou Curiosidade: Você possui curiosidade ou paixão por assuntos relacionados ao seu produto ou serviço? Aqui a resposta tem que ser sim! Porque isso que lhe motivará a criar conteúdo e a melhorar o seu produto ou serviço todos os dias. Ou seja, é esta área que lhe dará o brilho no olho sabe?! Então esta é a segunda área mais importante para a escolha do Nicho do seu negócio.
Neste momento começa a sua parte, vamos lá?

Agora eu preciso que você primeiramente pense em algumas opções de Nicho Ideal que se encaixem entre as áreas de Conhecimento ou Habilidade e Paixão/Curiosidade. É nestas duas que você precisa focar até este momento!

Conseguiu algumas boas opções?

Então agora vamos juntos para a parte onde vamos validar qual das opções que você pensou para seu Nicho Ideal se encaixa melhor na terceira área dos Três Círculos do Nicho Ideal, que é a Demanda e Lucratividade.

Como validar o seu Nicho – na Prática?

Neste momento iremos executar duas etapas para validar qual das suas opções tem mais potencial.

Etapa 1 – Demanda e Interesse do Público.

Para testar a viabilidade você precisa saber se de fato as pessoas se interessam pelo seu Nicho. E qual a demanda do público buscando informações sobre o assunto. Para isso, inicialmente eu preciso que você encontre as palavras-chaves do seu Nicho e as teste na prática.

Vou te ajudar praticando com o exemplo lá de cima sobre o Nicho de Emagrecimento – sem tomar medicamentos e de forma saudável.

Ferramentas para você utilizar:
  • Ubersuggest – Neilpatel

Como o Ubersuggest você consegue descobrir o volume de buscas na Internet sobre as palavras-chaves referentes ao assunto do seu Nicho. Inclusive você consegue ver mais opções de palavras-chaves e informações sociodemográficas, como idade do seu público-alvo e o dispositivo utilizado para a pesquisa.

Busca de palavras-chaves do seu Nicho.
Imagem retirada do Ubersuggest – com destaque para os locais de preenchimento e os itens a serem observados.
  • Google Trends.

Com o Google Trends você consegue buscar sobre o nível de interesse do público – que é classificado de 0 a 100 – sobre as palavras-chaves ou nome do seu Nicho. Você consegue também ver uma classificação por região das pessoas com maior interesse no assunto do seu Nicho. Além de listar os assuntos e consultas relacionadas a pesquisa. O legal é que com esta ferramenta você pode comparar entre dois ou mais Nichos, caso você esteja em dúvida sobre qual o melhor para você iniciar seu Negócio Online.

Busca palavras-chaves no google trends.
Imagem retirada do Google Trends – com destaque para os locais de preenchimento e os itens a serem observados.

Caso você queira mais informações sobre a Demanda e Interesse do Público, outras sugestões de busca seriam ver as opções existentes no Google e YouTube Suggest. Isso nada mais é que digitar as palavras-chaves na barra de procura destas páginas – e ver se elas estão entre as primeiras opções apresentadas de busca.

💡Dica: Procure também as pessoas que já estão trabalhando no Nicho que você escolhe. Veja sobre os assuntos que elas estão abordando nas redes sociais, sites e canais e observe o nível de interação do Público Alvo com este conteúdo.

Etapa 2: Análise sobre a Lucratividade.

Aqui você irá continuar a analisar as pessoas que já estão trabalhando no Nicho que você escolheu, mas agora você terá que buscar se elas estão investindo em anúncios. Essa será uma comprovação de que de fato seu Nicho funciona e é rentável, pois se a pessoa promove anúncios ela está investindo dinheiro e quem investe dinheiro é para gerar lucros, entendeu a lógica do negócio? 😉

Ferramenta para você utilizar:
  • Facebook.  

Até existem alguns sites para fazer esta busca, mas a ferramenta que eu irei te ensinar é o Facebook. Porque ela mostra os anúncios que estão rodando em tempo real, é fácil, rápido de utilizar e é de graça.

Vou te orientar passo a passo aqui embaixo como você irá buscar se existem anúncios vinculados a página de referência sobre o seu Nicho:

Acesse a página no Facebook de uma das pessoas influentes que você escolheu e clique em:

  • Transparência da Página;
  • Ver mais;
  • Anúncios desta Página;
  • Ir até a Biblioteca de Anúncios.

Você verá abaixo que eu fiz exatamente isto, com o Nicho que estou exemplificando neste Post. Busquei uma página influente sobre Emagrecimento Saudável e pude perceber que ela possui hoje três anúncios ativos. O que caracteriza que o meu Nicho de pesquisa tem potencial lucrativo.

anúncios do nicho de saúde.
Imagem retirada do Facebook – com destaque para os anúncios ativos na Página que exemplifiquei.

E aí? O Nicho que você escolheu tem demanda de interesse do público na Internet e possui potencial de lucratividade? Bom, eu espero que sim!

Meu objetivo com as Etapas 1 e 2 deste Post foi de verdade te mostrar as ferramentas que existem hoje disponíveis no mercado que te ajudam a pesquisar e validar o seu Nicho na prática. O que no meu ponto de vista, é o ponto mais importante! Uma vez que se você quer iniciar um Negócio Online você tem pretensão que ele funcione e seja rentável.

Parabéns, você encontrou…

Gratificação pela escolha do Nicho Ideal.
Imagem – Parabéns voc~e encontrou o Nicho Ideal!

Você sabia que encontrar o Nicho Ideal é uma das etapas mais difíceis quando você quer criar um Negócio Online?

E justamente por isso eu te Parabenizo. Porque se você chegou até aqui quer dizer que você conseguiu escolher o Nicho Ideal para o seu Negócio, testou na prática e concluiu que ele funciona de verdade!

Fico muito feliz por ter te ajudado!

Abraços e nos vemos no próximo Post!

😉

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Sobre o Autor

Bianca Costa
Bianca Costa

Criadora do Resetei - Empreendedora Digital - Marketing Digital

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